sábado, 23 de janeiro de 2010


Flores

Classificadas como plantas como angiopérmicas da divisão magnoliophyta, sua função é assegurar a reprodução da espécie e ser um atrativo polínico, mediar a união dos esporos masculino (micrósporo) e feminino (megásporo) no processo de polinização.
Mais do que um fator determinante para a continuidade da sua espécie, uma vez bem apreciadas, as flores são plantas cuja beleza é inatingível. Finas, delicadas, singelas, mas com um toque de ousadia, elas representam toda uma vida da planta. Atrevo-me a dizer que grande parte das flores são basicamente a parte funcional das plantas, de forma que tomam para si a responsabilidade da procriação e do desenvolvimento fisiológico.
Assim, pode-se dizer também que além de toda a beleza lírica, as flores, indiscutivelmente devem ser adimiradas por toda a sua experiência e maturidade.
Exponho aqui as de minha pereferência:

Orquideas

Conta-se que a rainha de Sabá, (há cerca de 3.000 anos) estava sem saber como presentear o Rei Salomão. Uma criada lhe ensinou; “Ao maior dos reis, leve um feixe de orquídeas”. Também desde a Antiguidade, é utilizada nas festas da primavera, na China, para afastar as influências negativas.É a planta mais diversificada do planeta.





Lírio

Nome científico: Hemerocallis. É originário da China e Japão. Depois da rosa, é a flor mais utilizada na literatura e nas artes. Segundo a mitologia grega, quando Hera amamentava seu filho Hércules, algumas gotas de seu leite derramaram-se no céu e formaram a Via-Láctea; as que caíram sobre a terra transfornaram-se em lírios. Para os cristãos, o lírio representa a Virgem Maria. No folclore brasileiro, o lírio branco representa o casamento e, nos funerais, significa a purificação da alma.



Rosa
É certamente a flor mais conhecida do mundo e considerada como a rainha das flores. O seu cultivo remonta à Antigüidade, mas não se sabe exatamente quando ou onde as primeiras rosas foram cultivadas.

Sua beleza e perfume simbolizam o amor, e seus espinhos, o sofrimento que ele pode causar. No Egito, era dedicada à deusa Ísis e, na Grécia, a Afrodite.
Margarida
Nome científico: Chrysanthemum leucanthemum. É originária de Pirineus (Europa Central). Na mitologia romana, a ninfa Belides transformou-se nesta flor para escapar do assédio do deus da vegetação e das árvores frutíferas.Conta uma lenda inglesa que uma fada alimentava um príncipe com comidas preparadas com esta flor para que ele nunca crescesse e nem
perdesse a inocência infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário