segunda-feira, 20 de junho de 2011



Nova vacina contra o câncer é testada com sucesso


Fonte: Veja




Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), denomina-se câncer a proliferação desordenada de células que invadem tecidos e órgãos, tendendo a características agressivas e incontroláveis .
Baseado neste assunto, a revista Veja publicou essa semana: "uma pesquisa conjunta de cientistas americanos e britânicos resultou no desenvolvimento de uma nova arma no combate ao câncer: uma vacina capaz de destruir os tumores. O estudo da Universidade de Leeds, na Inlgaterra, e da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, foi publicado no periódico especializado Nature Medicine."
"A nova vacina foi criada a partir da mistura de diversos fragmentos de DNA para estimular o sistema imunológico - um diferencial em relação às demais vacinas criadas até agora com base na "terapia genética", que se utilizam apenas de um tipo de gene. Uma vez no corpo humano, a vacina com esse gene era responsável por produzir um único antígeno que ativava o sistema imunológico, destruindo as células cancerígenas. A criação dessas vacinas, no entanto, era um desafio para a ciência, já que determinar qual o antígeno específico em questão é extremamente difícil."

"Para esta pesquisa, os cientistas resolveram o problema usando diversos pedaços de genes do órgão afetado, para a produção de diferentes antígenos. Assim, a presença desses múltiplos DNA na vacina foi eficiente para fazer com que o organismo atacasse as células cancerígenas. A abordagem não levou o sistema imunológico à fadiga, uma preocupação prévia da equipe de pesquisadores."
"Para o tratar um câncer de próstata de um camundongo, por exemplo, os pesquisadores retiraram diversos pedaços de DNA de um tecido saudável da próstata. “O maior desafio na área de imunologia é desenvolver antígenos que podem atacar o tumor sem causar danos ao resto do corpo. Ao usar DNA da mesma parte do corpo onde está o tumor, poderemos resolver esse problema”, diz Alan Melcher, co-autor do estudo."
Bom, na minha humilde opinião de nem pós-graduada ainda, acredito que a ciência está sabendo aproveitar bem de toda a tecnologia servida e, sem dúvida, esse é um gigantesco avanço para as áreas médica, biomédica, farmacêutica e social. No entanto, é de responsabilidade político-governamental que todo e qualquer avanço científico-tecnológico seja acompanhado e financiado por órgãos públicos, uma vez que isto provavelmente possibilitaria garantir o acesso da população ao tratamento. Num segundo momento, podemos enxergar esse 'domínio' do governo como uma forma de efetuar as devidas propostas de política de saúde pública, onde a questão é focada na prevenção e não no tratamento.
Aqui estão alguns links de vídeos com informações sobre o câncer:
Câncer de próstata:
Câncer de mama:
Câncer de pulmão:






Nenhum comentário:

Postar um comentário