sexta-feira, 24 de junho de 2011


Vídeo do dia!




Medicina Baseada em Rótulos?


De acordo com o blog 'Dream generator', há atualmente uma forte tendência na Psiquiatria, principalmente nos Estados Unidos, em rotular as pessoas e esconder suas peculiaridades por detrás de diagnósticos, por vezes inexistentes. Pode ser usado como exemplo, o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, que leva milhares de crianças a fazerem uso de drogas fortes e prejudiciais como a Ritalina, que poderia ser substituída por medicações mais suaves. 

Em contrapartida, doenças como Transtorno Afetivo Bipolar, inclusive comprovadamente genética e que tem como sintomas Psicose Maníaco-Depressiva, Hipomania, Depressão Recorrente, Ciclotimia e certos tipos de Distimia e até mesmo alguns tipos de Transtornos Obssessivo-Compulsivos, Transtornos Alimentares eTranstornos de Ansiedade Generalizada; quando bem diagnosticada dificilmente se manifesta de forma recorrente. 

A minha intenção com este post não é promover críticas destrutivas, mas sim questionar a interação profissional-paciente. Muitas vezes, o profissional da saúde (não só médicos) podem não acompanhar o paciente e, de forma muitas vezes empírica, soltar diagnósticos decisivos e que levarão algum tipo de prejuízo ao paciente como uso indiscriminado de psicotrópicos e promoção da discriminação social e individual. Pensem nisso! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário