sábado, 29 de janeiro de 2011

Teoria da Cordas

Well, sem dúvida uma das minhas favoritas.
Teoria das cordas (ou teoria das supercordas) é um modelo físico cujos blocos fundamentais são objetos extensos unidimensionais, semelhantes a uma corda, e não por pontos sem dimensão (partículas) que eram a base da física tradicional. 

Sabe-se que a partícula foi dividida em átomo, este em prótons, nêutrons e elétrons, que ainda foram divididos em quarks, dos quais existem seis categorias diferentes, das quais apenas três existem atualmente, e que, combinadas, formam todos os tipos de partículas do Universo até hoje previstos. Tal divisão pode repetir-se ad infinitum.



 De acordo com a teoria, todas aquelas partículas que consideradas elementares, como os quarks e os elétrons, são na realidade filamentos unidimensionais vibrantes, que os físicos deram o nome de cordas. Ao vibrarem as cordas dão origem às partículas subatómicas juntamente com suas propriedades. Para cada partícula subatómica do universo, existe um padrão de vibração particular das cordas.


A analogia da teoria consiste basicamente em comparar esta energia vibrante com as cordas. As de um violino, por exemplo, ao serem pressionadas em determinado ponto e feitas vibrar produzem diferentes sons, dependendo da posição onde são pressionadas pelo dedo. O mesmo ocorre com qualquer tipo de corda. Da mesma forma, as diferentes vibrações energéticas poderiam produzir diferentes partículas (da mesma forma que uma corda pode produzir diferentes sons sem que sejam necessárias diferentes cordas, uma para cada som).





Basicamente, a Teoria das Cordas foi desenvolvida para tentar descrever as partículas fundamentais e as forças que compõem o Universo. Atualmente, a física conta com duas teorias de altíssimo poder explicativo. 

I.   A Mecânica Quântica explica o mundo das partículas atômicas.  
II.  A Teoria da Relatividade explica todas as observações feitas em escala cosmológica.
O problema é que as duas não se entendem e até hoje ninguém conseguiu unificá-las. Foi aí que começaram as chamadas "teorias de tudo", que tentam explicar o Universo do nível subatômico até os aglomerados de galáxias. A Teoria das Cordas é uma dessas teorias.

A Teoria das Cordas, e a sua extensão, a Teoria-M, são descrições matemáticas do Universo. Elas foram desenvolvidas ao longo dos últimos 25 anos por teóricos que procuram conciliar a Teoria da Relatividade Geral e a Mecânica Quântica. A primeira descreve o Universo ao nível da cosmologia - o muito grande -, enquanto a segunda descreve o Universo ao nível da física das partículas - o incrivelmente pequeno.
Uma das maiores questões, especialmente da Teoria-M, é que ela descreve bilhões de universos diferentes e "qualquer coisa" pode ser acomodada em um ou outro dos universos da Teoria-M.
Os cientistas não têm como testar qual das respostas que a Teoria das Cordas e a Teoria-M dão é a "correta". Na verdade, todas elas podem estar corretas e talvez vivamos em um Universo entre um número infinito de universos.
Até agora, ninguém foi capaz de fazer uma previsão, usando a Teoria das Cordas ou a Teoria-M, que possa ser testada experimentalmente para ver se as teorias descrevem adequadamente a realidade ou não.
Eis aqui um video que explica bem:



Enquanto os pesquisadores não resolvem o impasse, ficaremos nos divertindo com nosso amiguinho aqui.










Nenhum comentário:

Postar um comentário